Páginas

segunda-feira, 13 de março de 2017

CONTRIBUIÇÕES DE NIELS BOHR


A teoria eletromagnética é a principal fonte da teoria de Bohr, pois partindo do modelo atômico de Rutherford, cujo elétron estava ao redor do núcleo em orbita elíptica, este elétron emitiria radiação que mudaria a frequência e perderia energia aproximando-se em espiral até colidir com o núcleo onde a matéria não existiria mais. Portanto, rejeitou as leis que explicavam o movimento e comportamento dos átomos e dos elétrons propondo assim a seus postulados.
Para o formulado de sua teoria baseou-se nos estudos de Max Plank e constatou que a emissão ou absorção de energia era de modo discreto a qual chamou de quantum. Destacou também a ocupação precisa de um elétron em um nível de energia já que para ele havia diferença entre a energia de um elétron mais próximo ao núcleo e outro mais distante, sendo o primeiro de menor energia devido está fortemente ligado ao núcleo do átomo.
Bohr descreve por meios de equações o raio da orbita, velocidade do elétron em cada órbita e a energia do elétron em cada órbita, todos eles para o átomo de hidrogênio. Estas informações, principalmente a da energia do elétron em cada orbita, levaram a concluir que o espectro de linhas do átomo de hidrogênio pode ser atribuído aos saltos quantizados de elétrons entre os estados de energia. A diferença de energia entre os níveis, neste caso a saída do elétron de seu estado excitado para o estado fundamental, acarreta na liberação do chamado fóton que é um quantum de energia que é igual à diferença de energia entre os níveis, logo este fóton é a radiação detectada.
As limitações deste modelo são pro explicar o espectro de linhas apenas do átomo de hidrogênio, não explicando as dos átomos com mais de um elétron. É também uma limitação desta teoria os elétrons não serem descritos como partículas pequenas totalmente.
Segue abaixo um link de um vídeo explicativo deste modelo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário