Páginas

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

JOHN DALTON




Nasceu em Setembro de 1766 em Eaglesfield, falecendo em Julho de 1844, Manchester. Foi um cientista inglês que fez um extenso trabalho sobre a teoria atômica, dedicando a sua vida ao ensino e à pesquisa. Dalton é mais conhecido pela famosa  Lei de Dalton, a lei das pressões parciais e pelo daltonismo, o nome que se dá à incapacidade de distinguir as cores, assunto que ele estudou e mal de que sofria.
Ensinou Matemática, Física e Química, no New College em Manchester. Em 1825, recebeu a medalha da Sociedade Real pelo seu trabalho sobre a teoria atómica. Possuía grande pendor para o magistério e grande dedicação às ciências.

MODELO ATÔMICO DE DALTON
A crença nos modelos científicos se consolidou por meio de dados experimentais. Tudo nos levou a aceitar a idéia que a matéria é formada por partículas, denominadas átomos.
Um passo fundamental para essa aceitação foi dado em 1808, pelo cientista inglês John Dalton ao publicar um livro apresentando sua teoria sobre a constituição da matéria, tendo como base os átomos.
Até serem aceitos pela comunidade cientifica no século XIX, os postulados de Dalton foram bastante criticados pela comunidade da época. Sua teoria baseava-se no seguinte:
1.   A matéria seria formada por pequenas partículas esféricas, maciças (algo que não é oco, mas que é compacto) e indivisíveis, denominadas átomos;
2.   A matéria seria descontínua, pois entre um átomo e outro haveria espaços vazios;
3.   Um elemento químico seria formado por um conjunto de átomos de mesmas massas, tamanhos e propriedades;
4.   Elementos químicos diferentes seriam formados por átomos que teriam massas, tamanhos e propriedades diferentes;


5.    A combinação entre átomos diferentes, em uma proporção de números inteiros, formariam substâncias diferentes;
6.   Uma substância composta seria formada por espécies químicas de diferentes elementos com quantidade fixa de cada um deles. Dalton deu o nome “átomos compostos” a essas espécies;
7.   Os “átomos compostos” seriam formados por um pequeno número de “átomos simples”;
8.   Um átomo não poderia ser destruído; em uma reação química, eles apenas se rearranjariam para formar novas substâncias.

Para melhor representar a sua teoria atômica, Dalton também substituiu os antigos símbolos que eram usados pelos alquimistas para representar o que eles acreditavam ser elementos químicos por símbolos mais apropriados, até porque alguns elementos descobertos não eram conhecidos pelos alquimistas.
Ele propôs uma série de círculos com linhas, pontos ou letras no meio que representassem cada elemento químico:



O modelo atômico de Dalton foi também importante para a compreensão de alguns conceitos importantes dentro da Química, tais como:
·        Elemento químico: conjunto de átomos de mesma massa, mesmo tamanho e mesmas propriedades. Por exemplo: no elemento Cobre, todos os átomos que o formam são iguais.




  • ·   Substâncias diferentes: a combinação de átomos diferentes em uma proporção de números inteiros forma substâncias diferentes. Por exemplo: na água, temos a combinação de dois átomos de hidrogênio com um átomo de oxigênio.


  • ·   Reação química: durante uma reação química, os átomos são apenas rearranjados, e não destruídos, o que resulta na formação de novas substâncias. Na imagem a seguir podemos observar que os mesmos átomos presentes nos reagentes estão presentes no produto.


C + O2 → CO2
  • ·   Massa de uma substância: para saber a massa de uma substância, basta somar as massas de seus átomos. Por exemplo:

    CO2 = 12 u do carbono + 2. 16 u de cada carbono
    CO2 = 44 u é a massa da substância
    Os estudos de Dalton favoreceram ainda a compreensão das ideias presentes nas leis ponderais de Lavoisier e Proust:
    ·        Lavoisier afirmava que a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos em uma reação química. A explicação dada por Dalton para a conclusão de Lavoisier baseou-se no fato de que os átomos pertencentes aos reagentes são os mesmos pertencentes aos produtos. Logo, a massa seria a mesma.
    ·        Proust afirmava que, durante uma reação química, as quantidades obedeciam a uma proporção em massa. A explicação dada por Dalton para a conclusão de Proust é a de que a formação de uma substância obedecia a uma proporção de átomos, logo, em massa.

    A partir disso, podemos dizer que o modelo de átomo indestrutível, como uma esfera maciça, semelhante a uma bola de bilhar. Esse modelo ficou conhecido como o modelo de Dalton, o qual foi um estopim a modelos posteriores. A denominação de átomo, persiste até hoje, contudo, observou-se deficiências no modelo Daltoniano, que serão identificados nas próximas postagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário